4 aplicações da vitamina B12 que nunca te terias colocado

Gostaria de saber para que serve a vitamina B12? A primeira coisa que você deve saber sobre a vitamina B12 ou cobalamina é que sem ela não teríamos a energia com que nosso corpo e nossa mente enfrentam o dia-a-dia. Esta vitamina representa uma das bases nutricionais para conseguir uma dieta equilibrada e, com isso, um estilo de vida saudável. Em outras palavras, existem alguns usos da vitamina B12 que nunca se havia pensado. Continue lendo para conhecê-los todos.

A importância da vitamina B12 reside em sua capacidade para fornecer energia ao corpo e ajudar na produção de glóbulos vermelhos, o que a torna uma vitamina especialmente recomendada para pessoas que sofrem de anemia. Além disso, permite combater o envelhecimento e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico e o crescimento das crianças. Este nutriente também tem uma presença marcante nas dietas para emagrecer, então se você está pensando em entrar em regime, consulta com o seu nutricionista que tipo de alimentação rica em vitamina B12 deve seguir de acordo com suas condições físicas. Além disso, no caso das mulheres grávidas, a vitamina B12 ajuda a prevenir malformações no feto.

Em seguida, se descobrimos os usos e propriedades da vitamina B12. Estamos convencidos de que mais de um de seus lucros você vai se surpreender:

1. Previne a depressão

Assim é. A vitamina B12 pode ser utilizado para aliviar os sintomas da depressão ou distúrbios emocionais. Isto se deve a que participa na produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, hormônios que se encontram em níveis baixos no caso das pessoas que sofrem de depressão.

mulher-triste-de-pijamas-sobre-cama

2. Melhora o sistema nervoso

Além disso, a vitamina B12 é responsável pela mielina, uma estrutura gordura que cobre os nervos e que permite transmitir melhor os impulsos elétricos entre as células do sistema nervoso. Com isso, não só conseguimos ter um corpo saudável, mas também uma maior capacidade mental e uma boa estabilidade emocional.

3. Protege o coração

Você sabia que esta vitamina diminui os níveis de homocisteína, um componente químico do sangue que, em seus níveis mais elevados, pode causar doenças do coração? Assim, podemos dizer que a vitamina B12 supõe a aliada perfeita para melhorar o funcionamento do nosso sistema circulatório, o coração e, em suma, de todo o nosso metabolismo.

braços-tomando-pressao-com-medidor-de-pressao-arterial

4. Ajuda a regenerar os tecidos musculares

Graças à síntese de creatina que faz com que a vitamina B12, ocorre uma rápida regeneração dos músculos em caso de lesões. Como esclarecimento, diremos que a creatina é uma proteína que é vital para manter um nível adequado de massa muscular.

Por se fosse pouco, a vitamina B12 ou cobalamina permite melhorar a memória, evita problemas de audição e previne doenças, infecções ou virais, já que aumenta as defesas e intervém no correto desenvolvimento imunológico desde bem pequenos. Além disso, tenha em conta que a falta de vitamina B12 pode provocar, entre outras conseqüências, anemia, depressão, fadiga ou cansaço, perda de memória, infertilidade masculina ou distúrbios da menstruação.

mulher-com-top-esportivo-e-mão-no-pescoço-por-dor

Se por algum motivo seu corpo apresentar uma deficiência desta vitamina, o seu médico vai receitar um suplemento de vitamina B12 para que tome cada dia. É essencial que o nosso corpo possui cerca de níveis adequados de vitamina B12 para garantir, entre outras funções, a produção de glóbulos vermelhos, pois estes são os responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue e, portanto, de manter o bom funcionamento de nosso metabolismo.

O que você pensa sobre os usos da vitamina B12? O consome grande quantidade desta vitamina? Lembre-se que poderá encontrar em alimentos como peixes e frutos do mar, carne, queijo e ovos.

Imagens:

photka | Shutterstock
Monkey Business Images | Shutterstock
Sergei Domashenko | Shutterstock
Wayne0216 | Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *