4 razões para deixar de comer pão branco

A maioria das pessoas sabem que o pão branco é proibido na maioria das dietas. O melhor que você pode fazer é deixar de comer farinha refinada em favor de outros pães elaborados com outros grãos e cereais não transformados. Mas não se engane, nada tem que ver com a quantidade de pão de forma que você come.. Mais com os pães que se colocam na mesa quando você sai para jantar, a baguette que compras de caminho a casa, as torradas que fazem parte de seu ritual de café da manhã nos fins de semana, as pizzas de sexta-feira à noite… você toca alguma coisa? Você deve saber que todos esses alimentos vêm acompanhados com outros riscos para a saúde, muito menos apetecíveis.

Por isso, aqui estão quatro razões para esvaziar o seu cesto de pão elaborado com farinhas refinadas.

diferentes tipos de pães

Pouco ou nenhum valor nutricional

Sim, la comida está deliciosa, mas no final do dia você tem que ter claro que comemos por uma razão, para nutrir nosso corpo. E a verdade é que o pão branco falha em alcançar este objetivo. Quando o grão de trigo, o cereal é refinado (como ocorre com o processo de fazer farinha para o pão branco), as camadas mais externas e mais internas do grão serão excluídos.

Com esse processo se perde grande parte da fibra e proteínas, enquanto que não perde nada de amido. O melhor é optar por variedades de grãos integrais , que têm uma importante dose de fibra e proteína, acrescentando valor nutricional para as nossas refeições.

Níveis elevados de açúcar

Ao eliminar a fibra e a proteína para fazer com que a nossa digestão seja mais lenta, os nutrientes do pão branco são absorvidos mais rapidamente, o que pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente. Este pico (e descida rápida) nos seus níveis de açúcar no sangue não só pode produzir irritação, mas fará com que se dê um passeio até a máquina de venda directa.

Calculadora de índice glicêmico por alimento

Aumenta o risco de diabetes tipo 2

Quando os níveis de açúcar no sangue se elevam rapidamente, um excesso de insulina é liberada em nosso sangue para fazer com que este chegue à célula. Quando isso ocorre de forma habitual, as células se tornam resistentes à insulina, fazendo com que o tempo seja mais difícil controlar os níveis de glicose no sangue. Por que é importante? Porque limitar a quantidade de pão branco que tomamos reduz a possibilidade de que tenhamos diabetes tipo 2 no futuro.

Pão branco, pão de trigo

Aumento de peso

Depois de ter consumido carbonidratos refinados, como pão branco, o excesso de açúcar no seu sangue (a não ser que você vá a “gastar” imediatamente depois de alguma atividade), tende a ser armazenado em nosso corpo sob a forma de gordura. Além disso, a onda de açúcar fará com que você tenha fome pouco depois, assim que fará com que você vá em busca de outro snack pouco tempo.

As digestões rápidas aumentam a sensação de hambre, em consequência, a necessidade de beliscar entre as refeições, como consequência de não ter saciado a hora de comer. O resultado? Exceder o número de calorias recomendadas por dia, de acordo com o seu peso e idade.

pão integral de centeio

Dicas para eliminar o pão branco de sua dieta

  • Acabou-Se a encher a cesta do pão: se sair para jantar em um restaurante, peça ao garçom que não se sirva pão, reduz a tentação. Se você tem a necessidade de beliscar alguma coisa antes de que chegue o seu prato, alterne para saladas ou entradas que você pode comer sem pão.
  • Faça os pães integrais, mas que não se enganem, verifique os ingredientes antes de comprar. Algumas marcas são “promovem e vendem” como integrais, mas realmente não são. Muitas variedades de pães integrais são elaborados com farinhas refinadas, assim que de integrais…. tem algo ou pouco.
  • Muda o pão a cada certo tempo: até mesmo os pães integrais podem fazer com que a sua calculadora de calorias diária irá disparar quando você come em excesso. Busca formas criativas, originais, para eliminar a sua dose diária de pão. Custa, mas quando o conseguir, o resultado é delicioso e muito mais saudável. Como participar?

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