6 motivos para incluir o tomate na sua dieta

Você sabia que o tomate é uma fonte inesgotável de vitaminas e minerais? Nada mais longe da realidade, esta verdura faz parte do grupo de alimentos com propriedades antioxidantes que se conhecem. Graças a isso, facilitam a prevenção de certos tipos de cancro, doenças cardíacas e degenerativas, entre outras doenças, e ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento no corpo.

Além disso, e como já sabe, os tomates triunfam por sua grande versatilidade na cozinha. Você pode prepará-los em várias receitas, como molhos, saladas, sucos, e até mesmo doces. E o que dizer das inúmeras formas de cozinhá-lo para criar excelentes acompanhamentos!

Não cabe dúvida de que os tomates são alimentos saborosos e saudáveis. Por isso, opor que você deve comer mais do tomate? Em seguida, mostramos 6 motivos para incluir o tomate na sua dieta que você convencê-lo rapidamente:

1. São antioxidantes naturais

Os tomates são ricos em licopeno e glutationa, um nutriente que reduz o risco de desenvolver certos tipos de câncer e que ajudam a diminuir o impacto dos sinais do envelhecimento em nosso corpo. Com isso, permitem eliminar as toxinas do nosso corpo e ficar mais saudáveis.

braços-tomando-pressao-com-medidor-de-pressao-arterial

2. Reduzem a hipertensão

Além de fornecer grande quantidade de vitaminas para o nosso corpo (Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina e) e minerais (como magnésio, potássio e fósforo), os tomates contêm níveis muito baixos de sódio, por isso são recomendados na dieta de pessoas com hipertensão arterial. Também apresentam outro nutriente, o ácido glutâmico, o qual toma a forma de ácido gama-aminobutírico, um agente calmante que ajuda a reduzir a hipertensão renal.

3. Previnem a prisão de ventre

Tal como a maior parte das frutas e os legumes, os tomates são caracterizados por seu alto conteúdo em fibra, uma grande aliada para as pessoas que sofrem de prisão de ventre com frequência. Isso sim, certifique-se de lavá-los bem e comê-los com a pele para perceber esses benefícios.

barriga-mulher-com-mãos-no-estômago-e-vientra-inferior

4. Ajudam a fazer a digestão

Ao eficazmente remover as toxinas do corpo, os tomates são os grandes aliados do nosso aparelho digestivo. Esta planta ajuda a manter saudáveis o estômago e o intestino e permitem que as digestões são muito menos pesadas.

5. Protegem a pele

Alguma vez você já ouviu falar que o tomate representa um componente fundamental na preparação de certos produtos anti-envelhecimento? O consumo diário de tomate ajudá-lo a proteger sua pele contra os agentes externos, como por exemplo os raios uv. Além disso, se você aplicar suco de tomate sobre a derme, pode reduzir a inflamação das queimaduras e proteger as cicatrizes. Seus dentes, seus ossos e o seu cabelo também notarão as grandes vantagens do tomate.

ombro-mulheres-sem-roupa-com-mãos-acima

6. Diminuem o colesterol

Como já observamos anteriormente, o licopeno do tomate permite prevenir a oxidação de lipídios séricos, pois exerce um efeito protetor contra doenças cardiovasculares. Várias pesquisas têm mostrado que comer tomate de forma regular reduz os níveis de colesterol LDL e triglicérides no sangue. Assim, conseguem reduzir o risco de que a gordura se deposite nos vasos sanguíneos e que, por conseguinte, de desenvolver doenças do coração ou a ocorrência de complicações cardiovasculares.

Você se convenceram estes motivos que comer tomate? Agora, já não terá desculpa para não comer tomate a cada semana. Por se fosse pouco, esta hortaliça também melhora a saúde dos olhos e previne as infecções do tracto urinário , graças ao seu alto conteúdo em água e potássio. Como você pôde verificar, o consumo diário de tomate proporciona saúde ao nosso organismo (apoio para a diabetes, melhora os problemas de pele e infecções urinárias, protege a visão, desintoxica o corpo, etc.), além de melhorar o sabor e a qualidade dos pratos na cozinha.

Sergei Domashenko | Shutterstock

Artem Furman | Shutterstock

Piotr Marcinski | Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *